EXAMES DO PRÉ-NATAL

Quais exames a grávida deve realizar durante o pré-natal?

escrito por Isa Ferreira 18 de fevereiro de 2019 exames-do-prenatal

Segundo especialistas, o ideal é que assim que a gravidez for confirmada, a gestante dê início ao pré-natal. Para que haja acompanhamento adequado de cada fase da gestação, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o número de consultas durante o pré-natal seja igual ou superior a seis. Abaixo listamos os pedidos de exames mais comuns, mas outros exames podem ser solicitados de acordo com cada grávida e sua gestação. gravidez-teste-de-gravidez. Seu exame deu positivo? Marque uma consulta com seu ginecologista.

Exames do Primeiro Trimestre de Gravidez Durante a primeira consulta são pedidos exames como tipagem sanguínea, fator Rh e Coombs indireto (em caso de Rh negativo). O objetivo é identificar o risco de incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal (quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo). Além disso, são pedidos exames de sorologia para doenças como rubéola, HIV, toxoplasmose, hepatites B e C e citomegalovírus. Os médicos também costumam pedir exame de urina e de fezes e de secreção vaginal, se houver indicação clínica. Uma ultrassonografia transvaginal também deve ser solicitada para confirmar a data da gestação, se o embrião está se desenvolvendo no lugar correto dentro do útero, e se a gravidez é única ou de gêmeos.

Entre 11 semanas e 3 dias a 13 semanas e 6 dias está indicada a ultrassonografia morfológica de primeiro trimestre, normalmente nomeada Translucência Nucal. Um exame de imagem muito importante que visa estabelecer o risco de o feto ter síndrome cromossômica, representada principalmente pela síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21). usg-morfologica Fique atenta à data do exame porque passado esse prazo, não é mais possível realizá-lo. Exames do Segundo Trimestre de Gravidez Em geral, no segundo trimestre, é realizado o teste de tolerância oral a glicose 75 mg, para diagnóstico de diabetes gestacional. Normalmente, realizado entre 24 e 28 semanas de gestação. O exame costuma desagradar a maioria de nós. O gosto do líquido que ingerimos é considerado ruim e enjoativo.

Entre 20 e 24 semanas, deve ser realizada a ultrassonografia morfológica do segundo trimestre. O exame visa identificar má-formações fetais estruturais , como por exemplo fenda labial e anomalias congênitas cardíacas. exames-do-prenatal exames-do-prenatal Exames do Terceiro Trimestre de Gravidez Nessa fase, alguns exames costumam ser repetidos, como o hemograma e algumas sorologias, (sífilis, HIV, hepatites B e C e toxoplasmose, se as anteriores forem negativas). É quando se realiza a pesquisa da bactéria estreptococo do grupo B (entre 35 e 37 semanas), que pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal.

Novas ultrassonografias são realizadas para verificar o crescimento e peso do bebê e o funcionamento e localização da placenta.

Lembrou de alguma amiga grávida que também gostaria de saber quais são os exames do pré-natal? Envie esse texto para ela!

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos

AFFINITY CONFECÇÕES EIRELI - ME - CNPJ: 74.096.520/0001-86 © Todos os direitos reservados. 2020

BABY HOLDER - PRODUTOS DIFERENCIADOS - SEU BEBÊ SEMPRE SEGURO.